E A CURIOSIDADE pra saber tudo que vai ter de bom na nossa semana?
A nossa semana começou e eu estou MUITO animado, e pra ninguém perder nada criei uma agenda no Google pra vocês poderem sincronizar com a de vocês!
Cliquem no link abaixo para acessar
Já deixa esses espacinhos reservados na sua agenda, porque,
na semana dos dias 02 a 06 de novembro de 2020, vai ter:
livro 16:30
livro 16:30
15:30
10:00
livro 16:30
15:30
Programação
Minicurso
Com Renato Basso
Será que Faz Sentido?
Conceitos Fundamentais da semântica formal.
Terça - Feira 10h
“Meu nome é Renato Basso e, nesse encontro, vamos falar sobre alguns dos conceitos básicos da semântica formal, uma disciplina que tem com objetivo formular uma teoria para representar o significado nas línguas naturais. Além das principais ideias por trás dessa abordagem, vamos analisar alguns exemplos e alguns fenômenos típicos que a semântica formal investiga. Te espero dia 03/11, terça-feira, às 10h pra conversarmos na I SeL”
“Nosso país é conhecido pelos grandes contrastes: sociais, culturais, econômicos e linguísticos. Até há pouco, quando se falava em variação lexical no Brasil, todo mundo se lembrava da mandioca, aipim e macaxeira. E parava por aí. Se Shakespeare afirmou: “Há algo de podre no reino da Dinamarca”, nós podemos parodiar com “Há algo de muito belo no reino das palavras”. Venham comigo, que eu vou lhes mostrar, no Atlas Linguístico do Brasil, a riqueza vocabular de nossa terra e de nossa gente. Na quarta-feira, 04/11 às 10h30.”
Palestra
Com Vanderci Aguilera
Em matéria de léxico quem tem razão?
Quarta - Feira 10:30
Minicurso
Com Carolina Machado
Desconstruindo a visão de "Revisor chato"
Segunda - Feira 18h
“Oi! Carol aqui :) Assim como bastante gente se surpreende ao ter as primeiras aulas na faculdade de Letras e ver que não é uma ‘faculdade de gramática’, muitas pessoas que não estão na área de revisão imaginam que somos aplicadores de normas ortográficas. Neste minicurso, desconstruiremos essa visão do ‘revisor chato’ e veremos exemplos reais de como a variação linguística e outros aspectos fazem parte, sim, dessa profissão. Bora?”
“O minicurso abordará o conceito de letramento de reexistência e os principais conceitos em torno da educação antirracista, com foco na Lei 10639/03 que alterou a atual Lei Diretrizes de Base Nacional - LDBN nos artigos 26A e 78B . Para isso promoverá alguns giros em uma roda de conversa: qual é o papel dos estudos da linguagem na luta antirracista, como o conceito de letramento de Reexistência mais que lido, dito e escrito precisa ser praticado, como os usos de linguagem se movimentam de forma intensa e tensa em praticas antirracistas todos os dias na aula de aula.”
Minicurso
Com Ana Lúcia Silva
"Práticas antirracistas em sala de aula"
Quarta - Feira 14h
Minicurso
Com Jackson Souza
Processamento de Dados para Linguistas
Quarta - Feira 14h
“Oi!! Eu sou o Jackson e vou te acompanhar nesse minicurso, em que trataremos sobre o processamento de dados utilizando algoritmos de aprendizado de máquina para enriquecer nossas descrições linguísticas. Nesse sentido, vamos falar como pré-processar os dados, gerar os algoritmos e produzir interpretações a partir dos modelos gerados. Legal, né? Te espero no dia 04 de novembro, às 14:00, pra fazermos parte da SeL, combinado?”
"Em A voz do povo: uma longa história de discriminações, livro que lancei este ano pela editora Vozes e do qual pretendo lhes falar na SeL, tenho basicamente três objetivos: o primeiro consiste em defender a ideia de que nossa escuta é um fenômeno construído histórica e socialmente; já o segundo é o de conduzir o leitor por uma longa história dos discursos que sustentam os preconceitos linguísticos, partindo da Antiguidade grega e romana, passando pela Idade Média e pela Modernidade, até chegar ao Brasil contemporâneo; meu terceiro objetivo, enfim, reside em demonstrar o modo como uma série de discriminações linguísticas são produzidas pela mídia brasileira de nossos dias."
Momento Literário
Com Carlos Piovezani
"É nois ou é a voz da norma?"
Quarta - Feira 16:30
Palestra
Com Celso Ferrarezi Jr.
Processamento de Dados para Linguistas
Sexta - Feira 14h
“Olá! Sou conhecido apenas por meu sobrenome: Ferrarezi. Nossa conversa na SeL, no dia 06/11, a partir das 14:00, vai tratar de assuntos muito interessantes para alguém formado em Letras: a relação entre nossa biologia, nossa linguagem e o desenvolvimento de nossa inteligência. Vamos apresentar algumas novas descobertas sobre o funcionamento de nosso sistema nervoso e como isso tem relação direta com nossa capacidade de comunicação, além de abordarmos a importância dos estímulos corretos na época correta da vida para que não tenhamos problemas posteriores que podem ir muito além de nossa fala. Tenho certeza de que você vai curtir! Te espero sexta-feira, 06/11, às 14h.”
“Oi! Eu sou a Mariana Luz e vamos conversar sobre o fato de que, na pandemia, por conta da situação de confinamento em que muitos de nós nos encontramos (não todos, porque sabemos da desigualdade que se apresenta até mesmo em relação à possibilidade de ficar em casa neste momento), parece que estamos mais conectados do que nunca, recebendo um bombardeio de textos via internet. Entre esses textos, estão os famosos memes. Nesta palestra, vamos conversar sobre o papel dos memes na construção de formas de produzir e entender nossa realidade atual. Te espero dia 06/11 às 14h!”.
Palestra com
Maria Pessoa Luz de Barros
"Meme tem sentido?"
Sexta - Feira 14h
Minicurso
Com Helena Caseli
Processamento de Dados para Linguistas
Quarta - Feira 10h30
“Oi!! Eu sou a Helena Caseli e, nesse minicurso, Linguística e computação não são duas áreas tão distantes quanto parece. Não apenas se unem no Processamento Automático de Língua Natural (PLN), mas também compartilham semelhanças fundamentais como o fato de lidarem com a língua, seja ela natural ou artificial. Nessa palestra vamos bater um papo sobre as semelhanças e diferenças das línguas naturais e artificiais e especular como as artificiais podem ajudar a processar as naturais. Bora descobrir juntos? Te espero no dia 04/11, quarta-feira, às 10:30.”
“Oi! Nessa apresentação, vamos falar sobre a proposta de teorização do feminismo apresentada nesse livro - enquanto militantismo social e acadêmico -, que tem como base a observação e análise das ferramentas tecnolinguageiras (PAVEAU, 2017) que tornam possível o feminismo digital, movimento social necessário ainda na contemporaneidade e, principalmente, no contexto social, histórico e político brasileiro. Não esquece: vai ser dia 06/11, sexta-feira, às 17h30 nessa I SeL da UFSCar :)”
Momento Literário
Com Júlia Lourenço Costa
Discurso, internet e política.
Sexta - Feira 17h30
Minicurso
Com Luana de Conto
"O que foi que eu acabei de ler?'
Segunda - Feira 18h
“Oi! Eu sou a Luana e nós vamos juntos analisar como às vezes a ambiguidade pode estar ligada a fenômenos sintáticos. Separei uma série de títulos de notícias que chamam muita atenção e que vão te convencer de que por trás de toda sentença existe uma estrutura hierárquica. Tem umas que vão dar um nó na sua cabeça! Vai ser dia 02 de novembro, às 18h! Vem comigo!”
Nesse minicurso, você vai ampliar sua visão e entender que política também é imagem, rs. Ou você acha que políticos não são construídos de uma forma meticulosa e que cada detalhe é programado? Então nós vamos falar sobre como um cabelo e uma gravata fundamentam o jogo político do mundo ocidental. Você nunca mais vai subestimar um corte de cabelo. Abre a agenda de papel, o app que você usa como calendário ou o que for: 03/11, terça-feira, às 10h.
Minicurso
Com Bira
A democracia do cabelo e da gravata.
Terça - Feira 10h
Palestra
Com Vitor Nóbrega
"O que foi que eu acabei de ler?'
Segunda - Feira 14h30
“Nesta palestra, vou explorar possíveis continuidades e descontinuidades associadas ao conteúdo e à forma das unidades veiculadas pela linguagem humana, considerando como ponto de contraste o comportamento vocal de diferentes espécies de primatas não humanos, em particular, macacos antropoides e grandes símios.” Vai ser 02/11, segunda-feira, às 14h30. Já anota e cola num papelzinho na geladeira!
Sentiu o impacto? Não? Independente, assiste a palestra do Gabriel Nascimento, autor de "Racismo Linguístico", no nosso evento: vai ser dia 02 de novembro, segunda-feira, às 14h. Ele vai falar sobre a imbricação entre discurso e racismo e você sendo linguista ou não linguista, negro ou não negro, você não pode perder esse papo! Racismo é um problema a ser combatido por todas, todos e todes. A gente te espera!
Palestra
Com Gabriel Nascimento
Racismo Linguístico.
Segunda - Feira 14h
Segunda - Feira 14h
Momento Literário
Com Roberto Baronas, Tamires Conti e Marcelo Gonçalves
"O que foi que eu acabei de ler?'